
A ideia de proteger os links surgiu inicialmente para evitar que detentores de direitos autorais sobre determinadas propriedades intelectuais pudessem identificar que site estaria fazendo referências a eles; destarte o site “infrator” não levantaria a suspeita do verdadeiro dono do material, pois o protetor de links (na verdade um site intermediário) trataria de remover qualquer referência que aparecesse nas estatísticas de acesso do outro.
Entretanto, as mentes “férteis” logo se deram conta que poderiam capitalizar em cima deste efeito, inserindo anúncios numa página intermediária, com anúncios fingindo a obrigatoriedade de serem clicados (ou cadastros de serem preenchidos) para que o arquivo desejado seja finalmente disponibilizado.
[infobox]Nunca preencha nenhum cadastro em páginas protetoras de links, pois a maioria tem por objetivo fazer o usuário assinar mesmo sem dar-se conta aos serviços das provedoras de celular que são praticamente impossíveis de desassinar.[/infobox]
Existem dois tipos de protetores de links: os que podem ser burlados com relativa facilidade, e os que demandam muita mão de obra para isso. Felizmente, estes últimos também exigem que o autor do link seja bem mais inteligente e habilidoso, o que faz com que eles sejam minoria na web. E nós vamos aqui focar os protetores de links mais simples e abundantes.
Método manual para burlar os protetores de links
Este método não requer nenhuma habilidade especial, a não ser saber usar o mouse e o teclado, e o cérebro para interpretar o endereço de uma página na web (a página do protetor de link).
Os protetores de links costumam chamar uma única página, passando um parâmetro que indica o real destino para onde levar o visitante. O que vamos fazer é deletar o que não interessa do endereço do protetor de link, e irmos sozinhos para o endereço do download. Veja a imagem abaixo para entender melhor.
Veja que basta você apagar o endereço do protetor de link (marcado em vermelho na imagem acima) para ter acesso direto ao endereço real do arquivo. Delete o endereço do protetor de link e tecle enter, e pronto, você estará na página direta de download.
[infobox]Userscripts são scripts que rodam dentro da extensão Greasemonkey e modificam de alguma maneira as funcionalidades de uma determinada página na Internet. Não é só o Firefox que consegue executar userscripts, e talvez este método funcione também com outros navegadores.[/infobox]
Método automático para burlar os protetores de links
Você pode burlar os protetores de link automaticamente, basta para isso ter as ferramentas corretas. São elas:
- navegador Mozilla Firefox;
- depois de instalado o Firefox, a extensão Greasemonkey (você vai ter de reiniciar o navegador após instalá-la);
- depois de instalada a Greasemonkey, o userscript Skipp Redirect.
Depois de tudo instalado, quando você entrar numa página com links protegidos em vez de sofrer o acinte de quererem que você se cadastre no que quer que seja, ou que clique em propagandas que não são de seu interesse, você será levado diretamente à página de download, com muito mais simplicidade e facilidade.
Atualização: existe um modo ainda mais fácil e eficiente de livrar-se desse câncer que são os “protetores de links”. Basta acessar o site www.desprotetor.com e informar a URL do link protegido. Automaticamente o site vai decodificar a bandalheira pra você, e entregar o link direto para download.